Clube Esportivo União inicia a preparação visando estreia no Paranaense Sub-20

Publicado em 06/01/2026 por Rádio Norte FM

Esporte

A equipe de Francisco Beltrão vai disputar a primeira divisão do estadual da categoria, brigando por uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2027.

Fonte: Luiz Mário Osório

O Clube Esportivo União (CEU) inicia hoje, às 9h, no Complexo Esportivo Arrudão, em Francisco Beltrão, a sua pré-temporada para a disputa da primeira divisão do Campeonato Paranaense Sub-20, que tem sua primeira rodada programada para o dia 21 de fevereiro. No ano passado, a equipe conquistou o acesso com o vice-campeonato da segunda divisão, perdendo na final para o Galo Maringá.

“Tivemos que antecipar o planejamento do departamento de futebol em 2026 porque os estaduais estão começando mais cedo e, por consequência, as competições de base também. Temos a vantagem de ter disputado a segunda divisão do estadual sub-20 e a Terceirona do profissional no segundo semestre, então nossos atletas estão bem condicionados e com um bom entrosamento. Estamos ainda avaliando algumas contratações pontuais, que podem ser anunciadas nos próximos dias”, comenta Natalino de Souza, gerente de futebol do União e cargo de confiança do presidente do clube, Ivo Sendeski.

Segundo Natalino, apenas dois jogadores que estiveram na campanha de 2025 não poderão atuar em 2026 por questão da idade da categoria sub-20.“Temos só os casos do volante João Guilherme e do goleiro Mateus que estouraram a idade e não estarão na disputa, mas todos os nossos demais atletas tinham idade inferior ao máximo da categoria no ano passado e, mesmo assim, fizemos uma ótima campanha”, complementa.

Visibilidade e projeção nacional

Vale ressaltar também que o campeão da primeira divisão do Paranaense Sub-20 de 2026 representa o Paraná na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2027.

“Essa competição está trazendo uma grande visibilidade pro União. No ano passado, ficamos com o vice-campeonato no sub-17 e no sub-20 e passamos pra segunda fase do profissional, foi uma temporada boa. Agora alguns empresários estão querendo investir no clube, estamos ainda avaliando as possibilidades. Tem até um grupo de empresários da Argentina fazendo contato conosco. Isso é fruto do bom trabalho que fizemos ano passado. E a expectativa só aumenta para a temporada 2026”, acrescenta Natalino.

Aproximação com o CT Luz da Terra

Quando o Clube Esportivo União voltou às atividades do futebol em 2016, havia uma grande parceria com o CT Luz da Terra, projeto social desenvolvido pela Igreja Evangélica Luz do Mundo, que tem uma bela estrutura de centro de treinamento na Linha Hobold, interior de Francisco Beltrão.

Com o tempo, as duas instituições acabaram se afastando um pouco e tomando rumos diferentes. Agora o União está se aproximando novamente do projeto que tem como principal nome o ex-treinador Ivair Cenci, comandante do time profissional do Azulão de 2016 a 2020.

“O Ivair Cenci é nosso convidado pra participar da apresentação dos jogadores na pré-temporada. Ele tem um conhecimento muito grande no futebol. Nós queremos somar forças no futebol, pra termos um projeto forte. Temos o apoio da Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria de Esporte, também vamos buscar outras parcerias pra base, como por exemplo o Centro de Treinamentos Atletas do Futuro, do Altamiro Dias, o Fio, que tem uma grande história no futebol também”, afirma Natalino.

Categorias em disputa

Além do Paranaense Sub-20 e da Terceira Divisão do Paranaense de Futebol, que começa em julho, o União vai disputar também o estadual sub-17 em 2026.

“No segundo semestre, vamos fazer uma peneira de atletas da categoria sub-17”, diz Natalino.

Comissão técnica

O União ainda não definiu quem vai ser o treinador no Paranaense Sub-20 e na Terceirona. Segundo Natalino, por enquanto quem segue no comando é Jalcemir Gomes, o Preto.

“A gente segue trabalhando com o Jalcemir e com o professor Jardel, mas avaliando várias possibilidades, depende ainda de algumas parcerias que estamos buscando.

Temos também um reforço muito importante na comissão técnica que é o Adriano Mazzon, mais conhecido como Drica, que tem uma grande experiência em futebol e passou por diversos clubes, ele vai estar na comissão técnica cuidando da logística e também como atendente. Conversamos bastante com o Wilson e com o Cássio, que são ex-jogadores profissionais do Francisco Beltrão FC, eles também vão contribuir de alguma forma no departamento de futebol do União. Então são vários nomes que vão nos ajudar no projeto desta temporada”, finaliza Natalino.